Friday, August 30, 2013

[Atualização] Agosto/2013

Aporte total em Agosto: R$ 6.480,47
Total de Aportes: R$ 145.920,08

Variação Patrimonial Mensal Agosto: + R$ 3.485,31 ou + 2,63%
Patrimônio atual:  R$ 135.801,82
Rentabilidade Mensal Agosto: -R$ 2.995,16 ou -2,21%

ROE Histórico: - R$ 10.118,26 ou - 6,93%

Dividendos recebidos em Agosto: R$ 1.430,33
Rendimento dos Dividendos sobre o patrimônio: 1,235%
Crescimento dos Dividendos em relação ao mês de julho: + R$ 291,04 ou + 25,54%

Carteira do Investidor Offshore:


No mês de agosto a carteira deu uma caída de rendimento mais devido a maior exposição de FII's, que este mês teve uma queda de -2,43% enquanto as ações caíram -1,52%. Na minha concepção essa queda das cotas dos FII's está diretamente relacionado ao aumento da taxa SELIC para 9,00% ao ano.
Há uma migração de grande parte de investidores saindo da variação dos FII's e indo para "segurança" da renda fixa que se tornou mais atrativa, inclusive a poupança.
Como dito no post sobre aportes do mês, entrei este mês no Tesouro Direto, que fechou com rendimento de -0,03%. Isso não me preocupa, haja visto que vou levar até o vencimento em 2017.

O que salvou, e salva todo mês é o empréstimo feito que me rende 3% ao mês.
No total a carteira teve rendimento negativo de -1,35%, enquanto o IBOV rendeu +3,7%. Dessa vez fiquei bem distante do benchmark, mas é isso aí, não dá pra ganhar todas.

Este mês seguiu o mês anterior e houve um crescimento do patrimônio de +2,63%. Não é bom, mas não é ruim. Como estou investindo no novo empreendimento, o que sobra está indo todo para ele. Só estou aportando o planejado mesmo (R$ 5.000 + dividendos) e a duras penas.

Falando em dividendos, este mês de agosto caíram vários dividendos de ações na conta além das dos FII's e dá muita satisfação de ver esse dinheiro a cada mês crescendo. 

Como podem ver no gráfico abaixo. A parte de cima são os rendimentos/dividendos. A parte inferior o rendimento em relação ao patrimônio.



Quem poderia me dizer a uns anos atrás que hoje eu teria 2 salários mínimos sem fazer esforço algum, digo esforço físico. Mental, só um pouco, mas tenho até prazer em estudar sobre investimentos.

Abaixa se encontra a evolução patrimonial utilizando a planilha do nosso amigo AdP.




Disciplina, paciência e bons investimentos a todos! 



14 comments:

  1. Os frutos começam a ser colhidos, muito bom isto, parabéns pela disciplina. Gostei do seu gráfico de rendimentos, vou fazer um similar.

    Os FIIs realmente estão bem castigados, mas estou vendo boas oportunidades de compra, você tem bons FIIs em carteira, poucos eu não teria.

    Sobre as ações, fazendo uma análise bem pontual, não sei porque você entrou em SANB11 já que é a pior entre os banco, fiquei curioso pela estratégia.

    Qual sua estratégia para TD? Porque escolheu NTNB2017?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse gráfico de rendimentos eu fiz com o propósito de poder monitorar principalmente minha carteira de FII's, afinal o propósito maior dos FII's é o fluxo de caixa e quanto maior o rendimento, melhor.
      Eu não gosto de ficar girando a carteira, isso explica alguns ativos na carteira, como WPLZ11B e o SANB11 (que foi uma escolha infeliz quando eu era mais ignorante do que sou agora). Mas isso é um defeito que tenho que corrigir. Já andei pensando e analisando a troca por BBAS.

      Com relação ao Tesouro Direto é apenas mais uma diversificação da carteira.

      Pelo meu perfil, prefiro algo mais moderado e ter uma parte da renda no NTN-B Principal que me dá um rendimento garantido acima da inflação, que acredito eu que continuará alta por um tempo. E o vencimento em 2017 porque até lá eu posso mudar de ideia e não terei que esperar muito tempo para reajustar a carteira.

      Obrigado pela presença!

      Um abraço!

      Delete
    2. Entendi a estratégia.
      Quanto à SANB, acho que vale uma troca urgente. rs.
      Abraço!

      Delete
  2. Eu também gosto de ver a evolução dos meus dividendos recebidos dos FII crescendo mês a mês, aumenta e muito o poder de compra e no longo prazo ja viu né o efeito é ótimo.E que continue sempre assim, nosso patrimonio crescendo cada vez mais,valeu.
    ANDERSON

    ReplyDelete
    Replies
    1. Na verdade os dividendos são o meu principal objetivo neste período. Tenho o plano de largar essa vida de trabalhador offshore, que me deixa muito tempo fora de casa e o melhor método na minha opinião é focar em fluxo de caixa em detrimento do crescimento do patrimônio em si.
      A caminhada é longa, mas vem se mostrando satisfatória. Dá muito prazer em ver o crescimento dos rendimentos mês a mês.
      Como se estivéssemos começando a ver uma luz no fim do túnel.

      Um abraço e bons investimentos!

      Delete
  3. Olá IO,

    Belo aporte camarada !
    O momento está ótimo para quem quer entrar em FIIs e ainda vai ficar melhor nos próximos meses.

    Continuemos acumulando !

    Lambida do Poney !

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ponei.
      O aporte até poderia ser maior, mas como falei por alto estou entrando num empreendimento que está consumindo todo o extra que iria para aporte.
      Quem sabe num futuro próximo os aportes cresçam ainda mais.
      Bem, o objetivo é esse.
      E vamos continuando a caminhada, pois ela é longa, mas prazerosa na companhia de amigos com os mesmos objetivos.

      Um abraço!

      Delete
  4. juros composto a favor é muito bom

    ReplyDelete
  5. Belo aporte e parabéns pelo crescimento do patrimônio.
    Abraços

    ReplyDelete
  6. FII que geram a maioria desses dividendos certo? Sou mto juvenil sobre essa modalidade de investimento

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, a maioria vem dos FIIs mas aí está incluído um empréstimo e os dividendos das ações.

      Delete
  7. Olá, estou querendo te propor uma parceria p/ producao de conteudo. Qual seu email? Pode me responder para mlannesfernandes@gmail.com ?
    Abs

    ReplyDelete