Saturday, January 26, 2013

Começo de tudo!

Meu primeiro blog apesar do vicio em internet.
Soh pra esclarecer que o meu teclado nao tem acento. Ahh foda-se, vou explicar nada. Quem quiser que leia.

Estou aqui para criar um compromisso com meus investimentos. Algo que venho fazendo desde o comeco de 2012 mas agora estou com maior impeto de ser bem sucedido.


Pra isso, estou criando esse blog onde comentarei minhas estrategias financeiras. Gostaria de ajudar e ser ajudado nesse caminho arduo que todos nos sonhamos que eh a Independencia Financeira, vulgo IF.

Trabalho no sistema offshore e por isso tenho um estilo de vida um pouco diferente da maioria. Tenho 30 anos e ja sao mais de 10 anos nessa vida. Passo 50% da minha vida em alto-mar em qualquer lugar do mundo que me mandem. Como tudo na vida, tem seus pros e contras. O contra que mais me faz correr atras da IF a cada dia mais eh justamente o tempo perdido, longe de tudo e de todos. E o pro eh que se eh remunerado relativamente bem, portanto minha meta vai ser mais rapidamente atingida do que a maioria dos brasileiros. Desde eh claro que eu siga a risca o metodo.

Como disse, no inicio de 2012 comecei meus investimentos, mais precisamente em fevereiro, quando fiz meu primeiro aporte de, acho que 5 mil reais na XP. Eh isso mesmo, acabei de conferir la. hehehe

E assim comecei a fazer as minhas primeiras cagadas. hahaha
Dah ate dor no coracao ao ver as notas de corretagem da epoca. Enfim, eh o preco do aprendizado. Essa epoca eu fiz cursos de analise tecnica, grafica, book de ofertas, opcoes, mercado futuro (dolar principalmente), e o escambau, pois queria ser day-trader e largar essa vida offshore.

A corretora que fiz os cursos era afiliada a XP e tinha uma sala para traders que eu ia todo dia. Tinha feito um curso de scalper trader e fui colocar em pratica as teorias das aulas: Primeiro no dolar, nao consegui me adaptar. Operando sempre 1 mini-contrato que era pra aprender. Os resultados nao vieram, tinha dia que fazia 2, 3 pontos, outros dias que fazia -12 pontos, muita frustracao! Devolvia tudo que tinha ganho e ainda mais, com juros e correcao monetaria. Quando estava achando que estava pegando o jeito eu tinha que embarcar e la se vao varios dias perdidos do processo de aprendizado. Dizem que os melhores traders operam dolar, por isso tentei iniciar por ele.

Depois passei para as opcoes de Vale. Tive melhor resultado, mas comecei a fazer varias cagadas como por exemplo, nao por stop, virar dia vendido/comprado, ficar na torcida e travar, varias falhas de principiante. Comecei a perceber que nao tinha o perfil para aquilo, afinal eh muito stress, muitas horas em frente ao monitor, muita falta de experiencia para querer entrar logo de cara naquilo. Foram 3 meses entra idas e vindas do trabalho e perdi um bocado de dinheiro. Pelos calculos que fiz a pouco tempo eu perdi em torno de uns R$ 8000,00 nesse tempo.

Minha sorte eh que nesse meio tempo eu ja tinha ouvido falar dos Fundos Imobiliarios e separei uma grana para investir neles. Senao o prejuizo teria sido muito maior.

Vou me ater apenas ao momento pos consciencia. Que eh quando estabeleci minha estrategia e venho seguindo desde entao.

La para agosto de 2012 eu achei o Blog do Pobretao e a partir dele me identifiquei com o Blog do Bons Dividendos e do Viver de Renda.

Li todos esses blogs do inicio ao fim e o VR me abriu os caminhos para tracar uma estrategia de IF.
Assim tracei a minha meta e metodo:

- Aposentadoria com um poder de compra de R$ 15.000 de hoje.
- Patrimonio liquido de 3,5 milhoes em junho de 2023.
- Rendimentos calculados: 1% ao mes (algo complicado hj em dia)
- Aportes mensais de R$ 5.000 + Rendimentos
- Rendimento mensal em Junho/2023 = R$ 35.000
- Inflacao projetada: 4,29% ao ano (ja nao serve mais essa projecao)
- Prioridade para Fundos Imobiliarios e acoes consideradas boas pagadoras de dividendos.

Com esse "dados" a mao, fui a luta, atras das melhores rentabilidades de FII's e Acoes boas pagadoras de dividendos, que vou simplificar para renda variavel, RV.

Antes me "livrei" das 2700 cotas de FFCI11 que me pagavam modicos 0,65% ao mes, apesar da valorizacao da cota de 1,72 para 2,01 que foi o preco pelo qual elas foram vendidas. Foi ate um bom negocio, haja visto que ela hj ta ate abaixo desses 2,01. Se nao me engano esta a 1,96.

Tinha tambem R$ 15.000 num fundo de investimento multimercado, que tinha me dado um retorno de 400 e poucos reais num periodo de em torno de 5 meses. Me desfiz dele para iniciar o processo de compras de FII's e RV's.

Mantive as 31 cotas de TRXL11 com preco medio de 103,01 e um rendimento de 0,74% a epoca.
Mantive tambem as 17 cotas de RNGO11 compradas a 100 reais a cota. Apesar do rendimento de 0,50%, resolvi deixar na carteira assim mesmo. Sem nenhum embasamento tecnico ou analitico.

Entrei setembro com o bolso cheio e fui as compras. Minha carteira comecou a ficar mais polpuda.
E os rendimentos comecaram a crescer num ritmo mais acelerado, pois fui aportando cada vez mais.

MAR/12 - 11,84
ABR/12 - 31,98
MAI/12 - 47,35
JUN/12 - 55,64
JUL/12 - 54,96
AGO/12 - 64,71
SET/12 - 250,78
OUT/12 - 336,99
NOV/12 - 304,33
DEZ/12 - 307,65
JAN/12 - 457,42

Inclusive, nao mencionei antes, mas eu tinha a previsao de um rendimento de 1% ao mes, coisa que soh consegui no mes setembro, entao eu complemento do meu bolso esses rendimentos que nao foram atingidos. Assim nao preciso refazer os calculos, mantenho minha meta mais dificil de ser alcancada o que me faz ter que me esforcar mais. Uma especie de autossabotagem para o bem.

Agora com relacao a carteira vou colocar aqui como ela se encontra neste momento, com respectivos precos medios e as explicacoes que achar conveniente.

FII
TRXL 31 - 103,01
RNGO 38 - 106,94
FVBI  45 - 110,50
BCFF 46 - 133,93
FEXC 80 - 129,36
MXRF 79 - 122,18
WPLZ 48 - 74,12
XPGA 27 - 114,50
VRTA 100 - 118,50
SDIL 100 - 100,00

RV
ELPL4 - 200 - 16,53
OGXP3 - 300 - 5,89 (tenho ate vergonha de mostrar isso aqui hahaha)
PETR4 - 100 - 18,57
AMBV4 - 10 - 85,45
SANB11 - 200 - 15,17
CCXC3 - 100 - 3,89 (tentei "especular" com ela e me fudi, pelo menos ate agora)

TOTAL DE APORTES: R$ 78.678,50 (Aqui incluso os valores pagos com corretagem e bla bla bla)

VALOR DA CARTEIRA ATUAL: 78.823,15

Um detalhe que eu soh vim perceber depois de um tempo, eh que eu contabilizava os rendimentos como aporte, e nao como reinvestimento, entao eu calculei meio que nas coxas descontando do aporte total os ganhos com rendimentos que totalizam R$ 1.855,86.
Assim sendo meu APORTE TOTAL eh de R$ 76.822,64.
O que  me da um rendimento de 2,60%. Esse eh o rendimento total sobre o investimento, chamado de ROE (Return Over Earnings On Equity) se nao me engano.

Acho que esse post ja esta muito grande. Aos poucos vou destrinchando minha carteira, deixando o blog mais bonitinho com graficos coloridos e o escambau. hahahaha

Desde ja agradeco quaisquer opinioes construtivas, logicamente, que vierem de voces.






14 comments:

  1. Tb trabalho embarcado bem vindo ao time e não desanima rumo IF se precisar de ajuda

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Aprendiz. Ja acompanho a sua saga e sempre aprendo um bocado com seus posts. Eh bom ter alguem com algo mais em comum e ja alguns passos a frente de nos.

      Delete
  2. ROE = Return on Equity.

    Boa sorte!

    Abraços,

    VR.

    ReplyDelete
  3. Putz, você não foi orientado pelo assessor? Era função dele fazer isso. Muitos iniciantes chegam nas corretoras querendo ser day-traders, mas não é assim que funciona. Piorou então no mercado de derivativos. Lamentável o que aconteceu com você, fuja deste tipo de profissional.

    Abcs,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tenho minha grande parcela de culpa por querer ir com muita sede ao pote.
      O assessor ate teve seu erros e acertos ao me assessor.
      Errou ao me "deixar" operar day trade, mas por outro lado acertou em me indicar fundos imobiliarios e multimercado.
      Na minha concepcao nos mesmo temos que nos esforçar para aprender mais a fundo sobre como administrar nosso dinheiro. E foi isso que eu fiz, ele deu o pontape inicial e eu fui adaptando ao meu perfil.
      Hoje em dia ele quem vem me perguntar sobre os melhores fundos imobiliarios pois ele tem vistos meus resultados.

      Delete
  4. Eu tambem trabalho no oilfield! Mas so ha dois anos. E na verdade o meu objetivo 'e ter algo como tu parece ter, trabalhar em rotacao de igual periodo (tu falou que passa 50% da vida embarcado). Ja acompanho varios blogs de financas do pessoal aqui, mas esse aqui vai ter uma identificacao especial. Invisto desde antes de comecar a trabalhar nessa area, vamos juntos rumo a IF!

    Abraco!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pela visita Matheus e seja bem vindo.
      Acredito que mesmo sendo pouco tempo, 2 anos, ja seja o suficiente para perceber que eh um estilo de vida cansativo.
      Eu infelizmente fui cair na real a pouco tempo, 1 ano, mas agora quero sair o mais rapido possivel dessa vida de embarques.
      Vc nao tem nenhum blog?

      Um abraco!

      Delete
  5. cara, antes de mais nada parabéns pelas metas traçadas, apenas deve corrigi-las e persegui-las :

    - Aposentadoria com um poder de compra de R$ 15.000 de hoje. MUITO BOM!
    - Patrimonio liquido de 3,5 milhoes em junho de 2023. CONSIDERO QUE A META DEVERIA SER DE 5 MI.
    - Rendimentos calculados: 1% ao mes (algo complicado hj em dia). BOA META! DIFICIL HOJE EM DIA!
    - Aportes mensais de R$ 5.000 + Rendimentos. ISSO SERÁ CRESCENTE.
    - Rendimento mensal em Junho/2023 = R$ 35.000. ACHO QUE 20K JÁ SERIA SUFICIENTE! NÃO CRIE UMA META INALCANÇÁVEL!
    - Inflacao projetada: 4,29% ao ano (ja nao serve mais essa projecao). HUMMM... TERÁ QUE CORRIGIR ISSO UNS 2 PONTOS PARA CIMA.
    - Prioridade para Fundos Imobiliarios e acoes consideradas boas pagadoras de dividendos. SHOW!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelos seus comentarios Duca7.
      Eu chegando nos 3,5 milhoes pode ser que de pra dar uma esticada ate os 5M. Por que nao?
      Essa meta de 1% soh consegui em um mes mas mesmo assim vou permanecer com ela. Acho que eh um modo de me esforcar e alem disso vai me adiantar muito no prazo que estabeleci.
      Os aportes estao ocorrendo meio desorganizados, mas esta ate acima dos R$ 5000 mensais. Eu ainda vou postar bonitinho meu progresso ate aqui nos proximos posts.
      Essa meta de rendimento de 15mil eh o minimo, espero conseguir bem mais inclusive.
      A inflacao eh o grande motivo de aumentar a meta de rendimento mensal, haja visto que vem crescendo e esta meio fora de controle.

      Delete
  6. Eu acho que seu próximo investimento tem que ser em um teclado, hehe.

    Boa sorte com o blog e com a IF. Todos nós estamos atrás dela.

    abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahahahaha eh que esse eh o PC do trabalho e nao tenho como mexer na configuracao.
      Boa sorte pra vc tb!

      Um abraco!

      Delete
  7. Olá,

    Escrevendo aqui para marcar presença.
    hehehe

    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu Residente. Estamos ai pra nos ajudar.
      Abraço!

      Delete