Tuesday, January 29, 2013

Aportes Financeiros

APORTES FINANCEIROS

Hoje vou falar sobre os aportes. Na minha concepção, eles são até mais importantes que os rendimentos em si, pois é uma constante definida por você e que, teoricamente, independe de mercado, sol, chuva, humor de outros, etc, depende única e exclusivamente de seu esforço.
Como li recentemente o livro "Os segredos da mente milionária", ele chama de rendimento ativo. Pois você precisa fazer alguma coisa para recebê-lo.
PS: Larguei a preguiça e configurei o teclado, como vocês podem ver.

Você pode ser o mais conservador possível (Poupança), mas se não tiver aportes periódicos sua independência financeira vai demorar cada vez mais.

Falando de mim agora. 
Eu percebo que perdi muitos anos da minha vida sem aportar absolutamente nada e que agora preciso ser mais agressivo do que se começasse a dez anos atrás. Mesmo que fossem com aportes módicos, hoje faria toda a diferença.
Tenho uma tabela em Excel de simulação de rendimentos e sempre que brinco com ela eu fico meio depressivo. Vejo que a parte mais suada do meu planejamento de hoje, já estaria superado e muito mais próximo da IF.
Estou lendo um livro chamado "O Poder do Hábito", muito interessante por sinal. Nele há uma parte que diz que todo hábito começa com uma "deixa", prossegue com uma "rotina" e finaliza com uma "recompensa".
Um exemplo: Uma pessoa que tem o hábito de roer unha. A "deixa" é o tédio, geralmente ela está com as mãos vazias e sem nada para ocupar a mente, então ela segue a "rotina" que é roer a unha. A "recompensa" é o alívio que ela sente em não ver aquela unha mais lá.
Além disso, a força motriz, por assim dizer, que leva a um hábito é a ânsia por essa recompensa.
A minha ânsia é pela IF, como a de todos nós, mas ela é um caminho longo e árduo, para isso precisamos estar sempre renovando nossa força de vontade. Para isso, eu criei metas intermediárias, que são chamadas de "pequenas vitórias".
Meu plano é de aportes mensais de R$ 5.000,00 + rendimentos.
Fiz o seguinte planejamento, com metas, prazos e o quanto ela já foi atingida.
Patrimônio atual: R$ 79.000,00
Meta 1: Ter um patrimônio de R$ 100.000,00. Prazo: Junho/2013. Atingido: 79%
Meta 2: Ter um patrimônio de R$ 500.000,00. Prazo: Setembro/2016. Atingido: 15,80%
Meta 3: Ter um patrimônio de R$ 1.000.000,00. Prazo: Novembro/2018. Atingido: 7,90%
Meta 4: Ter um patrimônio de R$ 2.000.000,00. Prazo: Maio/2021. Atingido: 3,95%
Meta Final: Ter um patrimônio de R$ 3.500.000,00. Prazo: Junho/2023. Atingido: 2,32%

Abaixo vocês podem ver como será o progresso e o retângulo em vermelho o quando já foi percorrido... quase nada.




Aqui abaixo um zoom dos aportes:


Pode-se ver aqui que meus aportes são meio escassos no início, mas a partir de agosto, quando eu traço esse plano as coisas começam a fluir até mais rápido do que o planejado.
Atualmente me encontro 3 meses adiantado do meta e creio que mês que vem chego aos R$ 100.000 e dou uma festa de arromba... "só que não". hehehehe

7 comments:

  1. Ola IO
    Com certeza os aportes falam alto, principalmente no inicio da formação da carteira. Mas com o tempo, o rendimento passa a falar mais alto. E eh ai que temos que estar bem atentos as nossas escolhas.
    Achei bem legal as metas traçadas com prazos definidos. Com certeza isso ira ajudar na disciplina de aportes. Espero que consiga bater a primeira com sucesso.
    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vc tem razao Dividendos. Depois de um tempo a rentabilidade vai falar mais alto. Ai entra a fase de ir em busca de melhores rendimentos. Inclusive eu já estou começando a pensar nisso e aumentar minha porcentagem na renda variavel que hj se encontra concentrado com apenas 15% do total.
      Acredito que estipular metas definidas é uma forma de se disciplinar. Se estiver muito fácil ou muito difícil vou ajustando pelo caminho.
      Obrigado pela visita e por ser fonte de inspiração.
      Abraço!

      Delete
  2. Sugestão se estiver muito acima da meta "isso aconteceu comigo" replaneje para se tornar mais desafiadora, dessa forma você se cobrará mais. Metas muito boas e belos aportes continue assim rumo a IF.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você está certo Aprendiz. Eu vou ajustar minhas metas se ficarem muito fáceis. Eu encaro a IF como um jogo de video game. Tem que ficar cada nível mais difícil pra recompensa ser maiores.
      E tamo junto! Hehe
      Abraço!

      Delete
  3. Olá Offshore,

    tb li esse livro "O Poder do Hábito", gostei.

    Abraço.

    ReplyDelete
  4. O passo mais importante em qualquer processo, e também o mais difícil, é começar. Mas não digo começar por começar, mas começar de forma estruturada, consciente, disciplinada e capacitada, que foi tudo que você fez. De agora por diante é realmente ajustar a meta e mantê-la interessante e desafiadora. Não esqueça de se recompensar vez ou outra, isso vai estimular e concretizar os resultados. Abs!

    ReplyDelete
  5. Investidor Offshore, parabéns pelo blog. Por acaso vc trabalha na Petrobras?

    Você poderia me passar essa planilha, onde vc definiu as metas e o qto vc já cumpriu delas.

    brunovcn@gmail.com

    abraço,

    ReplyDelete