Wednesday, March 13, 2013

[Aportes] Março/2013

25 TRXL11 a 117,00
25 RNGO3 a 100,10
140 ELPL4 a 12,23
100 PETR4 a 17,75
50 CCRO3 a 19,40
60 GRND3 a 21,37
100 ENBR3 a 12,45
50 LEVE3 a 27,50
33 CIEL3 a 59,37
20 MDIA3 a 82,00
500 TRIS3 a 3,90

Total = R$ 19.492,65

Aumentei minha posição em TRXL11, RNGO3, ELPL4, PETR4, CCRO3, GRND3.
Novos ativos: ENBR3, LEVE3, CIEL3, MDIA3 e TRIS3.

Esse mês dei prioridade a ações em detrimento dos FII's. Rebalanceei a carteira, mas acho que diversifiquei demais. Meu plano para o futuro é apenas aumentar posição gradativamente em cada um dos ativos.

Após essas compras minha carteira ficou com 67% em FII e 33% em RV ante aos 75/25. Minha ideia anteriormente era chegar a 50/30/20, sendo 20 no Tesouro Direto, porém 
estou mais disposto ao risco atualmente e vou deixar o TD mais para o futuro e essa proporção 67/33 será mantida.

Estou esperando o fechamento das opções série C semana que vem para fazer o balanço.
Para demonstrar o andamento das opções seguem os dados:

Venda 100 PETRC17 a 0,39. Cotação atual: 1,83.
Venda 100 PETRC18 a 0,20. Cotação atual: 0,86.
Venda 100 PETRD18 a 0,55. Cotação atual: 1,24.

Pelos meus cálculos, com a cotação de fechamento de PETR4 hoje a 18,76 vale mais a pena recomprar essas opções nessas cotações atuais do que ser exercido.
Minha esperança é que haja uma correção maior de PETR4 para a recompra sair mais barata.

O mais importante de tudo é que esse mês consegui atingir a META 1 de R$ 100.000,00.
Nunca tive tanto dinheiro em caixa na minha vida. Tudo isso graças a um planejamento e uma disciplina para segui-la. Inclusive, consegui atingir a meta com 4 meses de antecedência.
Pretendo até alterar meu planejamento para algo mais desafiador e assim antecipar a sonhada Independência Financeira.

15 comments:

  1. Gostei do seu blo! Estou pensando em ir trabalhar offshore tambem, justamente pelo salario atrativo. Abraco e Boa sorte!

    ReplyDelete
  2. É uma área que recompensa bem, mas não é pra qualquer um não.
    A pior parte é a psicológica, afinal passar semanas longe de tudo e de todos não é algo natural a natureza humana.
    Obrigado pela visita.

    ReplyDelete
  3. Parabéns pela meta alcançada !

    Realmente senti daqui o gostinho dos R$ 100.000 como se fossem meus...hehehe

    É bacana sentir esta sensação, não ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahahahaha
      A sensação é muito boa. Dá mais motivação para continuar. Afinal, nunca consegui ir tão longe. Agora vejo que é cada vez mais possível atingir a IF.

      Delete
  4. Fala IO!

    Do jeito que tu fala, parece que FI's são renda fixa, o que não é verdade! Seus rendimentos oscilam, bem como. a cotação. Sobre o tesouro direto, também estou deixando por enquanto, apesar de achar uma diversificação interessante.

    Boa sorte na caminhada!

    Abraço,

    Matheus Oilfield

    ReplyDelete
    Replies
    1. E aí Matheus, seja sempre bem vindo!
      Eu não considero FII's como renda fixa, pra mim, é um meio termo entre renda fixa e variável.
      Eu pretendo entrar no TD, mas to esperando uma melhor ocasião para isso.

      Obrigado e abraço!

      Delete
  5. Legal seu planejamento. Você é engenheiro? Formou onde?

    ReplyDelete
  6. Olá IO
    Parabéns pelo belo aporte bem como a primeira meta atingida.
    Abraço

    ReplyDelete
  7. Se voce souber de alguem procurando medico para trabalhar offshore 14 x 14 dias pode me avisar! Estou procurando, ja achei uma empresa que paga direitinho, mas tenho certeza de q pode ser um pouco melhor! Abraco

    ReplyDelete
  8. Acredito que se você entrar no ramo, mesmo ganhando um pouco menos no começo, você vai fazer novos contatos, aumentar seu network e achar empresas que pagam melhor.
    Boa sorte de qualquer forma.
    Um abraço!

    ReplyDelete
  9. Rapaz, gostaria de trocar uma ideia contigo. Estou pensando em cursar um técnico ao invés de uma graduação técnológica de óleo e gás ou engenharia por ser muito longa. Quero me inserir no mercado de trabalho mais rapidamente. Eu vejo que as engenharias é que parecem dominar as áreas de construção, indústria e petróleo. E temos os cursos técnicos de curta duração também. Qual seria a demanda por técnicos na área offshore ? Tens conhecimento de técnologos de óleo e gás trabalhando na área ?
    Um curso que estava visando seria o de Téc. Segurança no trabalho.
    Mas estou aberto a outras opções.
    Abraço!

    ReplyDelete
  10. Fala, companheiro petroleiro!

    Tá sumido da blogosfera, cara! O que houve? Desistiu do blog?

    Abraços,
    Método GRIFO

    ReplyDelete