Sunday, December 1, 2013

[Atualização] Novembro/2013

DADOS CONSOLIDADOS

Dinheiro novo no mês: R$ 2.000,00
Dinheiro Reinvestido no mês: R$ 1.014,06

Aporte total em Setembro: R$ 3.014,06

Total de Aporte: R$ 143.841,12 
Total de Aporte + Dinheiro Reinvestido: R$ 155.122,48

Patrimônio atual:  R$ 145.925,14
Variação Patrimonial Mensal Novembro: + R$ 158,22 ou + 0,11 %

Rentabilidade Mensal Novembro: - R$ 1.410,05 ou - 0,95%

ROE Histórico: + R$ 2.084,02 ou + 1,45%

Dividendos recebidos em Novembro: R$ 1.321,58
Rendimento dos Dividendos sobre o patrimônio: 1,246%
Crescimento dos Dividendos em relação ao mês de Outubro: -R$ 50,86 ou -3,70%

COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA



Novembro foi um mês de queda do Ibovespa de -3,24% e a carteira Offshore conseguiu ficar acima, com queda de -0,95%, o que não é nada mal.
A diversificação da carteira me traz um alento, apesar de nos meses de subida do IBOV eu ficar quase sempre abaixo, nos meses de queda eu sempre fico acima. O que me deixa satisfeito, pois ao menos não estou perdendo dinheiro, o que é uma das máximas do investidor Warren Buffet.
Uma resolução de fim de ano que defini sobre meus investimentos é de primeiro consolidar meu colchão de segurança, algo que acabei deixando de lado desde o começo de minha carteira, mas que ao parar para pensar, pude listar alguns prós que me podem ser benéficos.
Ao participar de cenários econômicos mundiais e nacionais, nos ocorre um certo amadurecimento como investidor. Este ano houve uma "mini-crise" nacional que derrubou nossa bolsa sem nenhum motivo concreto aparentemente. Após alguns meses desde a queda de praticamente todos os ativos da bolsa brasileira e a saída de 2 balanços trimestrais, pode-se constatar muito mais uma crise abstrata, de confiança do investidor no governo brasileiro, do que realmente uma crise econômica. Essa situação me trouxe uma lição muito importante: a necessidade de um colchão de segurança. Digo isto, pois naquele momento me encontrava descapitalizado para efetuar compras mais volumosas de diversas pechinchas. Me restou apenas os aportes regulares. Se houvesse um capital disponível imediatamente poderia ter alavancado meus rendimentos e meu patrimônio em alguns meses ante o planejado.
Por conta disso iniciei este mês a consolidar meu colchão de segurança investindo na poupança. Ele será usado como prevenção em situações de emergência e também como caixa para aproveitamento de eventuais momentos de crise sistêmica. Além disso, pode ser usado para eventual troca do automóvel, ou alguma viagem que vier a ser programada. Resumindo, será o dinheiro usado para planejamentos de curto prazo.
Outra resolução de final de ano antecipado será o aumento do valor do aporte regular de R$ 5.000 + rendimentos, para R$ 6.000 + rendimentos, o que dá um aumento de 20% no valor do aporte. Deste modo saio da zona de conforto e me forço a correr atrás de mais trabalho e mais rendimento ativo.
Na área de ações estarei diversificando ainda mais minha carteira em outros setores da economia, ao invés dos mais tradicionais. Estou pesquisando as que tenham a melhor vantagem competitiva de seu respectivo setor. Por isso minha carteira passará a ter por volta de 25 ativos ao invés dos 13 atuais.
Na área de FII's concentrarei meus investimentos em fundos de tijolo, de preferência sem RMG. Deste modo os rendimentos estarão teoricamente protegidos da inflação e posso ganhar inclusive na valorização da cota, apesar do meu objetivo ser de nunca ter que vender nenhum ativo.


RENDIMENTOS (FLUXO DE CAIXA)

Este mês como podem ver no gráfico abaixo os rendimentos se mantiverem praticamente estáveis.


Rendimentos provenientes de FII: R$ 636,36
Dividendos recebidos de ações: R$ 85,23 (CRUZ3=1,78, GRND3=62,78 e EZTC3=20,67)
Rendimentos provenientes de empréstimo: R$ 600,00

Novembro poderia ter sido melhor se o FII FLRP11B tivesse distribuído algum rendimento. Apesar da não distribuição, o motivo para isto ter ocorrido segundo o administrador do fundo é de que será reinvestido na expansão do patrimônio, o que é benéfico no longo prazo.

Aqui a evolução do fluxo de caixa recebido durante o ano.




PATRIMÔNIO

Abaixo se encontra a evolução patrimonial utilizando a planilha do nosso amigo Além da Poupança.



APORTES

Passou o mês e acabei não comentando sobre os aportes do mês de outubro. Aproveitarei o momento para comentar sobre os aportes desde então.

Outubro:
9 TRXL a 109,10
10 RNGO a 85,00
10 FVBI a 92,99
40 CRUZ3 a 25,70
200 TRIS3 a 4,38
0,5 NTN-B Princ 2019 a 861,29
42 TOTS3 a 37,83

Pela nova política de investimentos de novas áreas de mercado, houve a entrada de TOTS3 na carteira, também o investimento em FII's de tijolo. Apesar de RNGO e FVBI estarem em RMG eles tem seus fundamentos bons e planejo compras pequenas mensais.

Novembro:
0,5 NTN-B Princ 2019 a 851,75
127 TAEE11 a 20,25
Poupança: R$ 2.000,00

Apesar de não ser muito favorável a vendas, acabei optando pela mudança da empresa da área de Elétricas de ENBR3 para TAEE11 pelos melhores fundamentos. Pretendo no futuro incluir também a CMIG3 a carteira.
Iniciei também meu colchão de segurança depositando R$ 2.000,00. Planejo depositar aqui valores excedentes no mês, além do aporte regular. Quando alcançar um valor próximo aos R$ 50.000,00 posso talvez alterar a política de aportes.

Disciplina, paciência e bons investimentos a todos! 

5 comments:

  1. Comprou TAESA com precinho camarada.
    Sobre RNGO acho arriscado comprar agora.
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Foi Uorrem. "Si dei bem" hehe
      Foi apenas sorte no timming. Coisa que raramente acontece comigo.
      RNGO não está tão ruim assim. A renda real se encontra em R$ 0,65. Comprando a cota atualmente por volta de R$ 84,00 dá uma renda de 0,77%
      Para um FII de Tijolo está de bom tamanho. Eu vou comprando umas cotinhas aos poucos como tenho feito ultimamente. Para o longo prazo as perspectivas são boas.
      Um abraço!

      Delete
    2. Vou comprar umas TAESA ainda esta semana.
      Sobre RNGO vendi todas as minhas cotas porque não posso pagar para ver.
      Aqui, seu relatório é bem detalhado, raro ver isto por aqui, mas vou abusar e pedir mais umas coisas para o proximo mês, se possível claro,porque estou elaborando uma apanhado geral dos blogs:
      No próximo mês coloque, se possível, os seguintes dados:
      - Rentabilidade no ano
      - Rentabilidade histórica
      - Evolução do capital no ano (%)
      - Proventos (yield - percentual sobre o investido e não sobre o valor atual)
      - Alocação RF/RV
      - Alocação de ativos (% sobre a categoria e não sobre o capital total)
      Abraço!

      Delete
  2. Conseguiu segurar bem esse mês que foi de queda pra quase td mundo!

    Me add na sua lista de blogs: http://investidormochileiro.blogspot.com.br/

    Abraço,
    IM.

    ReplyDelete