Saturday, December 21, 2013

[Opiniao] Investindo em FII

Fiz esse comentario para colocar meu ponto de vista sobre os FIIs no Blog do Uo. Como ficou bem grande resolvi tambem fazer um post aqui.

Com relacao aos FIIs, primeiramente ha de se definir qual o seu objetivo. Se seu objetivo for ter uma renda garantida mensal, isento de IR, com uma consideravel previsibilidade entao FII se encaixa no seu perfil. Se seu objetivo eh aumento de patrimonio, FII nao eh para voce.
Dito isso, se voce se encaixa no perfil, ha diferentes abordagens a serem feitas.
Se sua necessidade de fluxo de caixa eh de curto prazo, digo isso para 2-3 anos, entao ha FII's com Renda Minima Garantida (RMG) ate esse periodo no mercado.
Porem, melhor que esses, os FIIs de papel trazem retorno ainda superior e com correcao de inflacao, no entanto nao havera ganho de patrimonio no longo prazo, ou seja, as cotas dificilmente vao se valorizar tanto.
Agora, para aqueles que querem fluxo de caixa para daqui a 10-20 anos, os FIIs de Tijolo sao muito superiores. Isso acontece por dois motivos: primeiro a correcao anual da inflacao que ocorre para todo imovel geralmente pelo IGPM. Segundo pelos revisionais. Esse sim o maior pulo do gato, ou nao. Explico o por que.

O cenario economico se encontra meio que em um divisor de aguas. Ninguem sabe se vai continuar do jeito que esta ou piorar ainda mais. Como a maioria dos imoveis sao comerciais, nao sabemos se essas empresas terao folego para manter as despesas com os alugueis atuais. Ja ha alguma movimentacao em alguns FIIs com saida de inquilino para outros de menor valor. Por isso eh sim importante estar a par da situacao dos imoveis com relacao ao estado de conservacao, modernizacao e localizacao, pois no caso de haver concorrencia ao redor ha um diferencial que justifique o valor cobrado pelo aluguel. Outra variavel a ser observada sao os contratos de aluguel. Muitas vezes o contrato eh longo, mas com multa baixa, portanto nao adianta nada longos contratos e sim as condicoes da multa pelo encerramento.
Tambem deve ser verificado a periodicidade dos revisionais. Revisional eh uma equiparacao do aluguel ao valor patrimonial do imovel. Essas revisoes vinham em constante valorizacao, mas ja ha um rebulico em algumas areas, como as grandes metropoles, com oferta maior que demanda, levando consequentemente a desvalorizacao dos imoveis. Nem todo revisional eh para cima, pode ser para baixo tambem, portanto, cuidado.

A forma de mitigar um dos riscos seria a aquisicao de FIIs com multiplos inquilinos, onde 1 ou 2 imoveis de vacancia nao tem muito peso sobre o total dos rendimentos. Alem disso, nao se expor muito a apenas alguns FIIs. A diversificacao eh a nossa seguranca para quanto a nossa propria ignorancia de analise. Afinal, ninguem aqui eh expert e mesmo os experts erram.

Atualmente, minha formula tem sido fazer uma pesquisa sobre os rendimentos por todo o periodo de existencia do FII e verificar se os rendimentos sao constantes e crescentes, sem muitos eventos nao recorrentes, como vem acontecendo principalmente com FIIs de Shopping. Porem, deixo um espaco na carteira para esse tipo de FII, por conta do potencial de valorizacao da cota que eh maior que os FIIs de Escritorio, Logistica e afins. Digo potencial, pois esta diretamente ligado a area de consumo da populacao, que atualmente vem em queda.

Vamos a um exemplo pratico.

Cenario:
- Selic em 10,00% em tendencia de alta desde abril vindo de 7,25%
- Poupanca pagando 0,57%
- CDI 0,8% este indicador que regula os CDBs
- Inflacao IPCA 5,77% ultimos 12 meses
- IGPM 5,60% ultimos 12 meses
- Tesouro Direto com juros de 6,00% + IPCA NTN-B Principal Vencimento 2019
Ou Tesouro Direto com juros de 6,50% + IPCA NTN-B Principal Vencimento 2035

Essas sao as variaveis do mercado no momento para nos investidores.

Poupanca ja esta descartado para aqueles que querem investir a longo prazo. Para quem tem projetos para o dinheiro em curto prazo (1 ano) eh a melhor opcao pela liquidez imediata e ausencia de IR.
CDB a curto prazo ha incidencia alta de IR. Para longo prazo ha opcoes melhores.
Tesouro Direto eh uma boa opcao para longo prazo, pelo risco de calote reduzido e taxas relativamente boas, dentro do mercado, porem ha pagamento de IR. Pegando como exemplo a NTN-B Principal que paga 6,00% + IPCA 5,77% = 11,77% ao ano eh um bom acordo.

Com os FIIs a coisa fica melhor ainda, muito pela perspectiva de aumento da cota. Aqueles pagando acima de 0,75% ao mes, isento de IR ja comeca a ficar bom. Por que? Os alugueis sao reajustados pelo IGPM que esta em torno de 5,60% ao ano. Ao reajustar a inflacao desses 0,75% ao mes da um acrescimento de quase 0,04% aumentando seu retorno mensal para 0,79% no primeiro ano, 0,83% no segundo, 0,87% no terceiro, 0,91% no quarto, 0,96% no quinto, 1,01% no sexto e por ai vai. A tendencia eh de aumento e nao um travamento dos juros como ocorre ao Tesouro Direto. Isso pq eu nao inclui os revisionais que geralmente aumentam substancialmente os valores dos alugueis.

Agora vejamos RNGO11, sua cotacao esta em 80,00. Esse FII se encontra em final de Renda Minima Garantida e sua renda real esta na casa de 0,67 por cota. Portanto um retorno de 0,83% ao mes ou 9.96% ao ano. No cenario atual eh uma opcao bem atrativa. Quem fizer uma pesquisa nos relatorios vai ver que nos proximos meses a projecao eh de pagar 0,70 por cota e quem comprou a 80,00 vai passar a receber 0,87% por mes, o que era bom, melhorou mais um pouco. E assim quem fez o dever de casa ja sabe que essa projecao da renda real ao fim da RMG estaria nesse valor e que antes vinha recebendo 0,833 por cota por pelo menos 1 ano. Sim, no inicio do ano a cota custava 100 reais, mas a RMG ja pagava 0,833%.
Quem veio fazendo compras costantes durante o periodo de queda esteve recebendo na faixa de 0,83 a 1% de renda durante esse periodo.
Eh verdade que ao fim da RMG esse valor vai cair para 0,67% a 0,83%, mas retornara ao patamar original em pouco tempo, mas esse eh o cenario de um FII com renda real nao proximo ao RMG, porem ha alguns FIIs em RMG que o cenario eh um pouco melhor. Assim como ha outros muito piores.

A conclusao eh que devemos balancear a carteira como um todo, verificando naquele momento da compra o que se encontra em melhor situacao. Sempre levando em consideracao o seu objetivo final, renda ou valorizacao, curto prazo ou longo prazo. Nada impede de se fazer uma mescla de todo tipo na carteira. Na verdade eh o que eu faco. Coloco um percentual em cada tipo de investimento e tento ter o melhor de cada um do mundo dos investimentos.

11 comments:

  1. Excelente post IO. Concordo contigo sem tirar e nem por.

    Lambida do Poney !

    ReplyDelete
  2. IO muito boa postagem. Creio que os FIIs de papel sejam uma forma híbrida de renda fixa e variável interessante para geração de fluxo de caixa por curto período. Os de tijolo são exatamente isso que dissestes : comprar na baixa (crises do mercado) focando bons empreendimentos com yields acima de 0, 75 ou 0,8 % ao mês e assim temos bom ganho mensal e perspectiva de ganho de capital futuro com a valorização da cota. GdM

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os FIIs de papel estao na minha carteira para dar uma potencializada nos rendimentos com peso muito grande. De uns tempos pra ca mudei meu pensamento e estou dando mais enfase aos de Tijolo com potencial de crescimento dos rendimentos e consequente valorizacao da cota.
      GdM = Guardiao do Mobral ???

      Delete
    2. Exato, IO. Eu mesmo, é que mais cedo não estava logado. Abraços!

      Delete
    3. Valeu Guardiao. Me idenfico muito com o seu modo de investir.
      Um abraco!

      Delete
  3. Parabéns pelos estudos e pela escrita!
    Não acredito muito em valorização das cotas dos FIIs para os próximos anos, mas é só o sentimento, o mercado prega peças. Mas como modalidade de investimento geradora de renda ainda acredito, e vou aportar pelo menos mais um ano com este foco. Papai Noel nos deu um presente este ano, só pegar as cotações dos melhores FIIs e fazer as contas, como você fez com o RNGO.
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Uo.
      RNGO nem eh a melhor opcao do momento na minha opiniao.
      De uma olhada em SDIL11. Eh um FII de Logistica com Galpoes em Duque de Caxias/RJ. Tem 4 inquilinos distintos: BRFoods, Royal Canin, CBA e Telelok. Sendo a BRFoods locataria de quase 80% dos modulos.
      A cota esta por volta de 90 reais, com RMG de 0,75 ate Nov/14.
      Isso ja da 0,83%a.m. Esse mes agora de dezembro esta em 0,70 de renda real, sendo que ha reajustes em alguns dos modulos para o mes de janeiro e fevereiro. Esse FII sim vai conseguir entregar renda real bem proximo da RMG ao final dela.

      Delete