Tuesday, February 5, 2013

[Mudança] Carteira

Hoje resolvi tomar uma decisão difícil na vida de qualquer investidor: assumir que errou e realizar um prejuízo. Vinha adiando isso a tempos, pois OGXP3 vem em queda livre a meses, então finalmente bati o martelo e executei hoje a venda dela e outros que não estão me agradando em nada.
Tinha 300 papéis de OGXP3 com preço médio de 5,89 e não vejo essa empresa mais com os olhos esperançosos da época em que foi comprada. Há muito marketing em torno dela, senhor X, e minha decisão é, portanto, ficar de fora dessa pendenga até que ela se torne clara.

Acabei tendo uma desvalorização de -37%, que deu um prejuízo de em torno de R$ 675,00.
Aproveitei e realizei um prejuízo também na CCXC3 de em torno de R$ 40,00 ou -9,3%, minha  ideia era fazer um trade rápido para aproveitar a subida repentina dela, mas acabei comprando no topo e me fudi.
Também vendi 40 lotes dos 200 que tinha de ELPL4, é outra que vem apenas trazendo prejuízo e como necessitava de uma parte pra completar o lote inteiro de CCRO3 me desfiz de parte dela. Que se foda! Mal empregado tem que ser mandado embora mesmo. hehehe

Entraram na carteira 100 lotes de CCRO3 a 20,91 entram na carteira e espero que eu não seja o azarado (de novo) de comprar no topo de toda uma tendência de alta do papel.
Ainda não fiz o aporte do mês, devo fazer apenas lá pro final do mês, portanto quaisquer sugestão é bem vinda.
Inclusive tenho olhado para alguns ativos que foram listados por corretoras como "As próximas boas pagadoras de dividendos de 2013".
- BBAS3 (Não sou fã do Governo e sua mão peluda que quer destroçar empresas que dão lucro)
- AMBV4 (Vou aumentar posição nela com certeza, esperando ela dar uma barateada)
- BVMF4 (Não tenho opinião formada a respeito ainda, mas tem valorizado bem ultimamente)
- BRIN3 (Uma empresa seguradora, é a única informação que tenho)
- CMIG4 (Essa questão das elétricas meio que me deixou de pé atrás, por isso ela vai ficar aí só pra eu dar umas olhadas de vez em quando)
- CIEL4 (Tenho muita simpatia pelo crescimento dela e posso vir a ser sócio em breve)
- COCE5 (Outra elétrica, vide acima)
- GRND3 (Vai entrar na carteira com certeza no próximo aporte)
- HBOR3 (É uma desenvolvedora de projetos imobiliários, é só o que sei até agora)
- LREN3 (Outra que vem numa tendência de alta nos últimos anos e que me agrada)
- LEVE3 (Se eu tivesse comprado assim que bati o olho nela, já estaria com 10% de ganhos, talvez entre também em breve)
- TAEE11 (Empresa de transmissão de energia, entra meio que no mesmo bolo das elétricas)
- TBLE3 (Esse pessoal só pensa em elétricas)
- VLID3 (Empresa criadora de sistemas de identificação, é só o que sei até agora)

Se alguém tiver alguma opinião formada sobre elas e quiser compartilhar, seja bem vindo.

Pretendo aumentar minha posição em renda variável nos próximos meses até 30%.
Também pretendo alocar alguma coisa em renda fixa, Tesouro Direto, uns 20 a 30% do total.

Aproveito o ensejo para mostrar como se encontra minha carteira atualmente.




15 comments:

  1. Em primeiro lugar, parceiro, gostaria de agradecer a sua iniciativa de adicionar o meu blog na sua lista, sem eu pedir. Valeu mesmo! Eu fiz a mesma cortesia e o seu blog está adicionado no meu site.
    Sobre a sua carteira, se me permite a indiscrição, vc não acha que tem muito FII de papel, não? Eles rendem mais mas são menos seguros... eu tenho XPGA, TRXL11, BCFF11B e MXRF11 na carteira tambem!
    Cara, voce falou que vendeu empresas petroliferas... mas vc ficou com a petrobras. Já que vc trabalha na area qual a sua opiniao sobre tudo que esta acontecendo com ela? Eu tb tenho ela na carteira e tô pensando em vendê-la...
    Um abraço,
    4P

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu quem agradeço a visita. Estamos aqui para nos ajudar.
      Eu na verdade só vim a perceber que tinha muito FII de papel agora quando fiz essa tabela.
      Meu principal objetivo quando olhava os FII's era se os rendimentos mensais eram consistentes e a taxa atual era das mais altas do "bolo".
      Geralmente com base nos post deste blog: http://rendimentofundoimobiliario.blogspot.com.br

      A partir daí criei minha própria planilha e fico monitorando por minha conta.
      Realmente está pendendo muito mais para FII de papel, mas eu estou satisfeito com o resultado delas.
      Essa questão do risco eu estou disposto a correr para ter um retorno maior.
      Até porque pretendo entrar na RV com mais ímpeto agora.
      Já é bom pra ir acostumando o coração com as variações hehehe
      Abraço!!
      IO

      Delete
  2. E ai IO!

    Cara, se me permite vou dar uns palpites. Primeiro, que fizeste bem em vender OGX e CCX se nao estava satisfeito com elas, mesmo que tenha sido no prejuizo. O erro foi ter entrado em empresas pre-operacionais, porque sao de dificil analise, em especial para o pequeno investidor.

    Sobre as as possiveis compras: esquece opniao de corretora. Se tu for pegar todas as opnioes de corretoras vai acabar com uma centena de papeis como sugestao. Entao acho que mais atrapalha que ajuda. Se quer saber por onde comecar, da uma olhada nas carteiras do pessoal que divulga quais acoes tem.

    Garanta sempre uma diversificacao tanto em formas de investimento (acoes, FII e renda fixa), quanto em setores dentro de cada setor (acoes de diferentes segmentos da economia).

    Outra coisa que percebi nos teus comentarios das acoes foram coisas do tipo "tem valorizado bem nos ultimos anos" , " tendencia de alta"... Cara, nao se compra empresa porque a cotacao tem subido, e sim porque os lucros tem aumentado!

    Entao a parte mais importante do "conselho" 'e essa. Olhe os balancos das empresas, tem varios lugares que divulgam informacoes completas delas. Analise o setor de atuacao, a governanca, a margem, ROE, lucros. Isso que tem que ser analisado numa compra, e nao o comportamento da cotacao!

    Last but not least, compre sempre acoes com tag along. Por que comprar AMBV4 se a AMBV3 tem tag along e DY parecido? Por que comprar VALE5 ao inves da VALE3 se nao for fazer venda coberta?

    Grande abraco!

    Matheus Oilfield

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é Matheus, essas empresas pré-operacionais e ainda por cima com X no meio, já aprendi a lição. Melhor ficar de fora por enquanto e ver no que vai dar.
      Eu peguei as opiniões de corretoras mais como um início de filtragem, não é possível que todas as sugestões sejam ruins, mas eu não vou compra-las no escuro só porque as corretoras sugeriram.
      Essa questão da análise técnica, é um legado que tenho dos cursos de traders que fiz.
      Acredito que boas empresas, com boa governança, boas margens, ROE, lucros crescentes, acabam também formando gráficos com tendência de alta no longo prazo.
      É meio que lógico, se a empresa é boa fundamentalmente e além disso na análise técnica isso se corrobora, não há razão para não se tornar sócio.
      Existem várias empresas nesse perfil, como por exemplo: AMBV, CCRO, LEVE, TBLE, LREN, GRND, CRUZ, CIEL.
      Acho que serve como mais um indicador na hora de uma decisão de compra.
      Esse negócio de tag along eu não sei do que se trata.
      Você teria como me explicar?

      Obrigado pelos toques, elas são de grande valia.

      Um abraço!

      Delete
    2. Tag along 'e o direito que o acionista minoritário tem de garantir uma oferta para sua parte da empresa caso os majoritários decidam vender a companhia. Algumas acoes vem com tag along de 80%, outras com 100% (do preco oferecido aos majoritarios). Geralmente as acoes ordinarias (ON) sao que oferecem tag along, mas isso nao 'e regra. Entao o pequeno investidor so deve ser socio de empresas cujas acoes tenham tag along como forma de protecao! A unica excecao 'e VALE e PETR no caso de querer fazer lancamento de opcoes (que ai so rola com as PN).

      Abraco!

      Matheus Oilfield

      Delete
  3. meu amigo parabens pela iniciativa tb tenho duas ações que se não melhorarem esse ano iram para vala petr3 e csna3. Outro fato não siga corretoras muitas indicações são obscuras siga o lucro, margen e divida. não sei se vc conhece tem um site que gosto muito é o do bastter o mais completo sobre analise fundamentalista que conheço. de uma olhada em eztec excelente construtora pra min a melhor atualmente. comprei multiplan administradora de shoppings.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não conheço esse site ainda não. Só de ouvir falar. Ainda não me embrenhei nesse meio fundamentalista a fundo.
      Preciso ler algum livro para poder aprender o negócio direito.
      Mas como estou embarcado essa leitura vai ter que aguardar minha volta. Mas já está agendado pra assim que chegar cair dentro dos livros e analisar mais a fundo essas empresas.
      Essa EZTEC estive olhando o gráfico dela e já gostei de cara.
      Uma tendência de alta no longo prazo, médio e curto.
      Agora tenho que saber como anda a saúde financeira dela em si, para esperar uma oportunidade de entrada.
      A Multiplan tem o mesmo perfil. Vou coloca-las na lista das empresas que estou de olho. Obrigado pela dica.

      Delete
  4. Hoje também realizei alguns prejuizos (GOAU4 e MRFG3), estou muito chateado mas bola pra frente!
    Agora é aprimorar o método e tentar melhorar.
    As ações que você listou acima estão sob minha análise, assim que entrar em algum irei postar no meu blog.
    Abraço
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É cara, faz parte do jogo. Não dá pra ganhar sempre.
      O difícil é reconhecer o erro. Quanto antes reconhecermos, menor o prejuízo.
      É fácil falar, mas fazer é complicado. E muitas vezes vale a pena.
      Essa minha troca me salvou.
      CCXC3 caiu 2% desde do meu preço de venda e OGXP3 perdeu 2,85%.
      Enquanto a CCRO3 já me trouxe ganhos de 3,79%.
      Se eu tivesse aceitado o erro antes estaria melhor ainda.
      Mas são águas passadas e fica o aprendizado.
      Estou sempre de olho no seu Blog.
      Um abraço!!
      IO

      Delete
    2. Ficar longe desta empresa com Xs, são todas umas bombas, rs. Tem muita empresa boa por aí e o pessoal fica seduzido por estas empresas. CCRO vai muito bem obrigado, rs , estou de olho na ARTR3.
      Ah, respondi sua pergunta no meu blog.
      Bom carnaval!

      Delete
  5. Fala IO,
    Boas empresas estas listadas, porém, tem várias que eu não colocaria meu dinheirinho. rsrs.
    Ta aí a importância de analisar bem seus investimentos e não seguir as dicas de analistas.

    Abraços!
    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os FII's eu até estou satisfeito. Mas os papéis de RV ainda estão a desejar.
      Ainda vou fazer muitas mudanças nelas, coisa que já comecei.
      Enquanto isso vou estudando o melhor para o momento que for fazer o aporte.
      Abraço!!
      IO

      Delete
  6. Segue a dica do Bastter num vídeo dele, que diz que é besteira esperar uma ação se recuperar para sair dela.
    O tempo que esperamos para ela voltar ao nosso preço médio, já poderia estar dando mais retorno se tivessemos aceitado o prejuízo e partido para outro papel.

    Assim como você, vou realizar prejuízo em 2 papeis que reconheço que errei na avaliação:

    a) 1 é podre, tenho bastante dela
    b) a outra tem potencial, vou vender com quase nada de lucro, mas prefiro posicionar em outros ativos mais rentáveis e melhores estudados por mim.

    Desejo a você sucesso, parabéns pelo blog.

    ReplyDelete
  7. Pois eh Poney. Eu esperei muito essa volta. Meu erro foi nao ter estabelecido o quanto em porcentagem eu poderia segurar pra esperar voltar. Acabei perdendo 40% do investido em OGX.
    Estou com a ELPL4 com 20% de perda mas essa ainda vou manter. Vou esperar o proximo balanco para tomar uma decisao.
    Sucesso para vc tb.
    Um abraco!

    ReplyDelete
  8. Bem, minhas sugestões de ações seriam para estudar um pouco nos balanços das seguintes empresas : CCR, Grendene, Souza Cruz e Hering. Aí vc decide, de acordo com a sua estratégia a que melhor se encaixa.

    ReplyDelete